Nota de Preocupação

Nota de Preocupação: Juntando-se às diversas vozes de entidades plurais e dos mais diversos setores da sociedade brasileira, de amplos campos políticos, o Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas torna pública a sua preocupação com a atual fragilidade da democracia no Brasil diante dos diversos ataques que esta vem sofrendo, inclusive por autoridades que deveriam defendê-la a todo custo.

O Instituto, composto por docentes, funcionários técnico-administrativos e discentes, é formado, assim como a sociedade brasileira, por diferentes estratos dessa sociedade e com diferentes posições políticas. Toda essa diversidade só pode ser abarcada pela Democracia e pelo respeito ao próximo. Assim, recebemos com grande preocupação o crescimento do autoritarismo, do negacionismo e do uso político das forças armadas e policiais, reforçados pelas falas do Presidente da República e das manifestações contrárias à democracia do último dia 7 de Setembro.

Como um Instituto de uma das principais Universidades do país, reforçamos a necessidade da defesa dos valores democráticos, da Ciência, e da Constituição Federal de 1988.

A Constituição deve ser respeitada! A Democracia defendida, sempre.

Instituto de Computação
Universidade Estadual de Campinas