As redes móveis 5G são redes distribuídas baseadas em virtulização de funções de rede (NFV) que suportam uma diversidade de aplicações com exigências de requisitos de serviços diversificados nomeadamente: comunicação ultra-confiável e de baixa latência (URLLC), aplicações de banda larga (eMBB) e comunicação massiva de tipo de máquina (mTC) e conectividade em larga escala para dispositivos da Internet das Coisas (IoT).
Um dos principais desafios das operadoras de infraestruturas (InP) das redes móveis 5G é o custo operacional e a gestão distribuída da computação de borda de multi-acesso (MECs) e o design confiável das redes baseada em NFV, pois é de suma importância mitigar ou minimizar o mau funcionamento ou falhas das funções virtuais de rede (VNFs) que possam comprometer acordos de nível de serviços de vários serviços de rede oferecidos.
A tese de doutorado intitulada “Posicionamento de MECs em Redes Celulares 5G Protegidas”, do aluno Hernâni Delgado Chantre e orientada pelo Prof. Nelson Fonseca, visa desenvolver algoritmos para analisar o impacto da distribuição de VNFs no custo para fornecer confiabilidade na rede 5G baseado em NFV assim como investigar o posicionamento de MECs e fatias de redes em redes móveis 5G protegidas por diferentes esquemas de proteção. As técnicas propostas são avaliadas com base em vários níveis de confiabilidade, requisitos de latência e probabilidade de falhas. Os resultados mostram que os esquemas de proteção aprimorados apresentam um melhor custo-benefício, e que a distribuição de VNFs impõe custos consideráveis aos InPs.