Hernâni Delgado Chantre no Mês do 5G no IC

As redes móveis 5G são redes distribuídas baseadas em virtulização de funções de rede (NFV) que suportam uma diversidade de aplicações com exigências de requisitos de serviços diversificados nomeadamente: comunicação ultra-confiável e de baixa latência (URLLC), aplicações de banda larga (eMBB) e comunicação massiva de tipo de máquina (mTC) e conectividade em larga escala para dispositivos da Internet das Coisas (IoT).

Um dos principais desafios das operadoras de infraestruturas (InP) das redes móveis 5G é o custo operacional e a gestão distribuída da computação de borda de multi-acesso (MECs) e o design confiável das redes baseada em NFV, pois é de suma importância mitigar ou minimizar o mau funcionamento ou falhas das funções virtuais de rede (VNFs) que possam comprometer acordos de nível de serviços de vários serviços de rede oferecidos.

A tese de doutorado intitulada “Posicionamento de MECs em Redes Celulares 5G Protegidas”, do aluno Hernâni Delgado Chantre e orientada pelo Prof. Nelson Fonseca, visa desenvolver algoritmos para analisar o impacto da distribuição de VNFs no custo para fornecer confiabilidade na rede 5G baseado em NFV assim como investigar o posicionamento de MECs e fatias de redes em redes móveis 5G protegidas por diferentes esquemas de proteção. As técnicas propostas são avaliadas com base em vários níveis de confiabilidade, requisitos de latência e probabilidade de falhas. Os resultados mostram que os esquemas de proteção aprimorados apresentam um melhor custo-benefício, e que a distribuição de VNFs impõe custos consideráveis aos InPs.

Parabéns Hernâni e Prof. Nelson pela pesquisa!
#5G #iot