25 set 2020
09:00 Defesa de Mestrado Integralmente a distância
Protocolos Eficientes para Comunicação V2V em Redes Veiculares de Dados Nomeados
Lucas Borges Rondon
Leandro Aparecido Villas
A distribuição eficiente de conteúdo em larga escala em redes veiculares (VANETs) é uma tarefa desafiadora devido às características intrínsecas das VANETs, tais como topologia altamente dinâmica e conectividade intermitente. Nesse contexto, destacam-se as Redes Veiculares de Dados Nomeados (Vehicular Named-Data Networks - VNDN), que consiste da integração da arquitetura NDN (Named Data Networking) nas VANETs, para superar as limitações na distribuição de conteúdo nas VANETs. Consequentemente, VNDN possui as seguintes características: (i) a comunicação é centrada no conteúdo; (ii) o encaminhamento de conteúdo pode ser realizado por múltiplas interfaces de comunicação; (iii) possui armazenamento de conteúdo na rede e (iv) suporta mobilidade. Dessa forma, a comunicação entre veículos ocorre por meio de trocas de pacotes de Interesse e Dados, em que tais pacotes usam o nome do conteúdo como elemento principal da rede. No entanto, a integração da arquitetura NDN nas VANETs gera o problema de broadcast storm no processo de descoberta de cache. Isso acaba resultando em colisões de pacotes, perdas de pacotes, atrasos na recuperação de conteúdo, desperdício de recursos e degrada o desempenho da rede. Diante desse desafio da integração da arquitetura NDN nas VANETs, esta dissertação tem como objetivo desenvolver protocolos eficientes para comunicação entre veículos, que levem em consideração o problema de broadcast storm durante a etapa de descoberta de cache e a garantia de entrega de conteúdo. Para isto, foram propostos três protocolos, CDP, CLYMENE e PERSEU, para realizar uma comunicação eficiente entre veículos em um cenário urbano. Inicialmente, foi proposto o protocolo CDP, que utiliza o conceito de veículos melhores posicionados geograficamente, para reduzir o broadcast storm na busca pelo conteúdo. Com o intuito de obter um melhor cache hit, foi proposto o protocolo CLYMENE, que escolhe os veículos com maior centralidade de grau no processo de descoberta de cache. Finalmente, para garantir uma melhor efetividade na descoberta e entrega de conteúdo, foi proposto o protocolo PERSEU, que foi modelado usando o conceito de geometria computacional. Os protocolos propostos foram avaliados e comparados com protocolos da literatura através de simulações computacionais. De acordo com os resultados obtidos, a contribuição desta dissertação foram a proposição dos protocolos CDP, CLYMENE e PERSEU para comunicação eficiente entre veículos em VNDN. Tais protocolos garantem uma boa eficiência na entrega de conteúdo, com menor transmissão e colisão de pacotes quando comparado com outros protocolos da literatura.
Leandro Aparecido Villas IC/UNICAMP
João do Monte Gomes Duarte Universidade Técnica do Atlântico/Cabo Verde