INF-0318 – Análise Orientada a Objetos e Projeto Arquitetural
Apresentação da Disciplina:
Tópicos Abordados:
- Construção de modelos de casos de uso.
- Modelagem estática e dinâmica de software.
- Padrões de Projeto.
- Projeto Arquitetural, Estilos e Padrões de Projeto Arquiteturais.
- Arquitetura de Software e Atributos de Qualidade.
INF-0319 – Projeto e Implementação Orientados a Objetos
Apresentação da Disciplina
Tópicos abordados:
- Princípios de Projeto Orientado a Objetos (POO).
- Projeto de Classes e Hierarquias de Classes (Herança).
- Projeto de Relacionamentos.
- Uso de polimorfismo em POO.
- Progressões Matemáticas.
- Projeto de Máquinas de Estado.
INF-0320 – Interfaces Homem Computador
Tópicos Abordados:
- Técnicas e metodologias para projeto e avaliação de interfaces de usuário em sistemas de software.
- Princípios do Design Centrado no Usuário e do Design Universal.
- Estudo de fatores humanos, aspectos sociais e tecnológicos. Avaliação e entendimento da experiência do usuário.
INF-0321 – Verificação e Validação de Software
Apresentação da Disciplina
Tópicos abordados:
- Técnicas estáticas: revisões, análise estática de código.
- Técnicas de teste: caixa preta e caixa branca.
- Escopo de testes.
- Testes de requisitos de qualidade.
- Testes em ambiente ágil.
- Práticas com automatização detestes.
INF-0323 – Linguagens e Ambientes para Programação de Software
Apresentação da Disciplina:
Tópicos abordados:
Disciplina prática que irá exercitar os seguintes conceitos:
- Ambiente de Programação e Ferramentas.
- Objetos e Classes.
- Herança e Agregação.
- Polimorfismo e Acoplamento Dinâmico.
- Classes Abstratas e Interfaces.
- Exceções e Pacotes.
INF-0325 – Modelagem e Projeto de Banco de Dados
Apresentação da Disciplina:
Tópicos abordados:
- Modelo Relacional e consultas SQL.
- Consultas SQL avançadas.
- Introdução a Banco de dados não relacionais.
- Banco de dados orientado a documentos e Banco de dados orientado a grafos.
- Semântica de dados.
INF-0329 – Prática em Engenharia de Software
Tópicos abordados:
Disciplina prática que irá exercitar os seguintes conceitos:
- Ambiente de Programação: Java, SDK (eclipse), git, jenkins, junit, mockups, etc..
- Processo Ágil: Especificação a ser utilizada na disciplina.
- Projeto Prático: Especificação (Funcionalidade, Arquitetura de Software).
- Planejamento dos Sprints.
- Execução do Projeto Orientado a Objetos.
INF-0330 – Requisitos de Software e Modelos de Especificação
Apresentação da Disciplina:
Tópicos abordados:
- Introdução a engenharia de software (visão sociotécnica).
- Engenharia de Requisitos.
- Técnicas de levantamento de requisitos: entrevistas, brainstorming, grupo focal, workshop, entre outras.
- Introdução a métodos ágeis (valores e princípios).
- Escrevendo histórias de usuários de forma eficaz.
- Design Thinking: Princípios e Ferramentas.
INF-0331 – Componentização e Reuso de Software: Conceitos e Práticas
Apresentação da Disciplina
Tópicos abordados:
- Fundamentos de componentes de software: principais características, propriedades e categorias.
- Engenharia de Software Baseada em Componentes: Projeto de software baseado em composição de componentes; Componentes e UML
- Tecnologias para componentes: Componentes distribuídos; Web Components.
- Componentes e a Arquitetura orientada a serviços (SOA): Padrão Service Component Architecture (SCA); Componentes e microsserviços.
- Arquitetura baseada em containers e componentização de subsistemas.
- Reúso de Software: Reúso oportunístico x sistematizado; Aspectos do reúso e estratégias.
- Sistemas de transformação e reuso.
- Arquiteturas, modelos e reúso.
INF-0332 – Arquitetura Orientada a Serviços – SOA & WebServices: Conceitos e Práticas
Apresentação da Disciplina
Tópicos abordados
- Arquitetura de Software: Monolítico, SOA, Web Services e Micro Serviços.
- Construção de APIs: WS Tradicional (SOAP), REST, GraphQL.
- Migração de sistemas monolítico para micro serviço.
- Boas Práticas na construção de uma API.
- Documentação de APIs.
- Segurança de APIs.
- API Management.
- Chatbots.
- Containers (Kubernetes, Istio, Patterns).
- Prática de construção e uso de APIs.
INF-0333 – Gerenciamento de Projetos de Software: Aspectos Econômicos e Planejamento
Apresentação da Disciplina:
Tópicos abordados:
- Técnicas de gerenciamento de projetos tradicionais e ágeis (Scrum e Kanban);
- Áreas de conhecimento do PMI e seus processos com ênfase no processo de planejamento: Gerenciamento da Integração: Gerenciamento do escopo do projeto; Gerenciamento do cronograma do projeto; Gerenciamento dos custos do projeto; Gerenciamento da Qualidade; Gerenciar recursos do Projeto; Gerenciamento de Comunicações; Gerenciamento de Riscos; Gerenciamento de Aquisições; Partes Interessadas (Stakeholders)
- Técnicas de planejamento e controle do projeto tais como: Work Breakdown Structure (WBS); Técnicas para estimativa de tempo e custo; PERT e Gant; Gestão de risco.
INF-0334 – Tópicos em Engenharia de Software – I
Apresentação da Disciplina:
Tópicos abordados:
Esta disciplina é composta por um conjunto de palestras de profissionais do mercado de trabalho.
- Internet of Things: Contextualização sobre a Internet das Coisas; Cases de dispositivos de IoT; IoT no negócio das empresas; Aceleradores; Como emplacar um projeto IoT.
- Machine Learning: Teoria sobre Redes Neurais Artificiais; Prática sobre Redes Neurais Artificiais.
- Big Data: O que é Big Data; Casos de Uso; O lado negativo do Big Data; Papéis e profissões em Big Data; Engenharia de soluções Big Data. Como lidar com Big Data?
- Cloud Computing: Visão Geral da Nuvem; Arquitetura e Segurança na Nuvem; Players, vantagens e desvantagens; DevOps e integração contínua.
- Mobile: Por que mobile? A relevância para marcas e empresas; Desafios na adoção de Mobile pelas empresas; Abordagens para desenvolvimento Mobile.
INF-0335 – Ambientes para Concepção de Software
Apresentação da Disciplina:
Tópicos abordados
- Introdução ao conjunto de ferramentas usadas no processo de concepção, desenvolvimento e entrega de software.
- Aspectos de versionamento de software, como resolução de conflitos, mesclagem, ramificações, entre outros.
- Introdução a integração contínua.