História

O Instituto de Computação foi criado pela UNICAMP em 1996, de acordo com a Deliberação CONSU-A-001/1996 de 26/03/1996, para cumprir sua missão de ensino, pesquisa, e outros serviços à sociedade nas áreas de Ciência e Tecnologia da Computação.

As origens do Instituto remontam a 1969, quando foi criado na UNICAMP um curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Esse curso foi o primeiro do gênero no Brasil, e serviu de modelo para inúmeros outros programas de graduação em todo país. Ainda naquele ano, foi criado o Departamento de Ciência da Computação (DCC) dentro do Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação (IMECC). Em março de 1996, o Departamento deixou de fazer parte do IMECC, e tornou-se a 20ª Unidade de ensino e pesquisa da UNICAMP.

Em 1977 teve início o Programa de Pós-Graduação com o curso Mestrado em Ciência da Computação. O Doutorado em Ciência da Computação foi criado em 1997.

Atualmente, o Instituto oferece cursos de graduação em Engenharia de Computação (conjuntamente com a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação) e Bacharelado em Ciência da Computação; um Programa de Pós-Graduação, levando a títulos de Mestre e Doutor; e vários cursos de especialização e extensão universitária.

Os docentes do Instituto estão engajados em centenas de projetos de pesquisa, cobrindo quase todas as sub-áreas da Computação e com papel de destaque no desenvolvimento da Ciência da Computação no Brasil; bem como inúmeros convênios de consultoria e pesquisa com órgãos do governo e empresas privadas.

Conheça um pouco a história dos nossos 50 anos!