Procedimentos para Realização de Exame de Qualificação Específico de Doutorado

Atualizado em 27/03/2024 – WBJ

O Exame de Qualificação Específico de Doutorado (EQE) tem a finalidade de avaliar a profundidade do conhecimento do aluno na área específica de seu subsequente trabalho de tese, o conteúdo de seu projeto de tese e a viabilidade de seu cronograma, assim como orientar o aluno quanto à etapa final de seu curso de doutorado.

Todo aluno de doutorado deverá tomar o Exame de Qualificação Específico de Doutorado até o final do primeiro mês do seu quinto semestre no curso. Os períodos são definidos no calendário de pós-graduação do IC. Entre a solicitação no SIGA e a realização do Exame deve haver um intervalo mínimo de 21 dias.

Texto do Exame: De acordo com a Resolução Interna CPG/IC 002/2021, o texto do EQE tem o limite máximo de 30 páginas em coluna simples, sem contabilizar referências e apêndices. Como sugestão, recomenda-se utilizar a estrutura de documento adotada no “Projeto de Pesquisa” da FAPESP. Este limite de páginas passa ser obrigatório para exames a serem realizados a partir de 01/01/2022.

Antes de fazer o EQE o aluno deve ter cumprido o EQG ou solicitado dispensa de EQG.

Composição da Comissão Examinadora

De acordo com o Regulamento do Programa de Pós-Graduação, a Comissão Examinadora de Exame de Qualificação Específico de Doutorado (EQE), designada pela CPG/IC, mediante indicações de membros sugeridas pelo orientador, será constituída por pelo menos três doutores, sendo um ou mais deles externos ao Programa de Pós-Graduação (PPG) do IC. O orientador deve indicar qual dos membros presidirá a Comissão. Nem o orientador nem eventuais coorientadores podem fazer parte da Comissão Examinadora.

A CPG recomenda que o orientador indique pelo menos dois membros suplentes: um que seja credenciado no Programa de Pós-Graduação do IC e outro que seja externo a ele.

Sugestão para Composição da Comissão Examinadora:

PresidenteDoutor credenciado no PPG do IC
Membro InternoDoutor credenciado no PPG do IC
Membro ExternoDoutor não credenciado no PPG do IC
Suplente InternoDoutor credenciado no PPG do IC
Suplente ExternoDoutor não credenciado no PPG do IC

A CPG não custeará a vinda de nenhum membro externo para participação em Comissões Avaliadoras de EQE. Casos excepcionais devem ser consultados previamente à CPG.

A CPG recomenda que os Exames de Qualificação sejam realizados integralmente à distância mesmo com o retorno às atividades presenciais. Caso haja necessidade de utilizar alguma sala do IC para que o aluno possa apresentar o EQE (uso apenas do aluno) a secretaria de pós deve ser consultada com antecedência.

Por serem atividades de avaliação de natureza acadêmica, o acesso a Exames de Qualificação, durante a apresentação e a arguição, é restrito a membros da comunidade acadêmica do Instituto de Computação e à Comissão Examinadora

Procedimento para Solicitação

1. Obter a aprovação no SIGA da Declaração de Ética.
    • Acesse o SIGA (Sistema de Gestão Acadêmica) e solicite. O pedido deverá ser aprovado pelo orientador e validado pela Secretaria. Somente após este procedimento, o sistema liberará o envio do pedido de EQE.
    • Acesse pelo caminho “Vida Acadêmica” -> “Visualizar dados de dissertações e teses”.
    • Em caso de dúvidas, consulte o Tutorial da DAC sobre o Fluxo do Comitê de Ética. (OBS: Esse tutorial está adaptado para a aprovação da declaração de ética na entrega de documentos da matrícula e mostra um caminho diferente de acesso, mas algumas telas podem ser úteis)
  2. Preencher o Formulário de Análise de Composição de Comissão Examinadora
    • Preencha o Formulário de Análise de Composição de Comissão Examinadora
    • Ao submeter o formulário, você receberá por email um PDF com as respostas informadas. Este arquivo deverá ser impresso, assinado por você e seu/sua orientador(a) e entregue à Secretaria de Pós-Graduação (as assinaturas poderão ser digitalizadas se desejar)
  3. Preencher os dados do Exame no SIGA:
    • Acesse o SIGA, entre em Vida acadêmica/Histórico Escolar > Dissertação/Teses e preencha as informações solicitadas.
    • Em caso de dúvidas, consulte o Tutorial Fluxo de Dissertações e Teses.
    • No campo Tipo de Exame, escolha a opção Área de Concentração.
    • Para reservar uma sala para o Exame, o orientador poderá acessar diretamente o site https://reservas.ic.unicamp.br/ ou o aluno poderá verificar a disponibilidade no mesmo site e solicitar a reserva ao email reservas (arroba) ic.unicamp.br
  4. Preencher o Formulário de EQE:
    • Acesse o formulário aqui.
  5. Encaminhamento do arquivo PDF do texto da proposta do EQE por email para os membros da Comissão Examinadora.
    • É responsabilidade do orientador (ou, a critério deste, do aluno) o envio por email do arquivo do texto da Qualificação aos membros da Comissão Examinadora já que o “upload” dele via SIGA é opcional.