Procedimentos para Realização de Exame de Qualificação de Mestrado

Atualizado em 27/03/2024 – WBJ

O Exame de Qualificação de Mestrado (EQM) tem a finalidade de avaliar a capacidade de análise e síntese do aluno considerando as atividades desenvolvidas, o conteúdo de seu projeto de Dissertação e a viabilidade de seu cronograma, assim como orientar o aluno quanto à etapa final de seu curso de Mestrado.

Todo aluno de mestrado deverá tomar o Exame de Qualificação de Mestrado no início de seu segundo semestre no curso. Os períodos são definidos no calendário de pós-graduação do IC. Entre a solicitação no SIGA e a realização do Exame deve haver um intervalo mínimo de 21 dias.

Texto do Exame: De acordo com a Resolução Interna CPG/IC 002/2021, o texto do EQM tem o limite máximo de 20 páginas em coluna simples, sem contabilizar referências e apêndices. Como sugestão, recomenda-se utilizar a estrutura de documento adotada no “Projeto de Pesquisa” da FAPESP. Este limite de páginas passa ser obrigatório para exames a serem realizados a partir de 01/01/2022.

Composição da Comissão Examinadora

De acordo com o Regulamento do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Computação, o EQM será realizado perante uma Comissão Examinadora que incluirá pelo menos três membros com título de Doutor sendo pelo menos um credenciado no Programa de Pós-Graduação do IC. No máximo um dos orientador/coorientadores poderá participar da comissão examinadora, que também será o presidente da comissão examinadora. Caso não haja participação dos orientadores a presidência será indicada pela CPG. A CPG recomenda que o orientador indique pelo menos um membro suplente.

Sugestão para Composição da Comissão Examinadora:

PresidenteOrientador(a)
Membro 1Doutor credenciado no PPG do IC
Membro 2Doutor credenciado ou não no PPG do IC
Suplente Doutor credenciado no PPG do IC

A CPG não custeará a vinda de nenhum membro externo para participação em Comissões Avaliadoras de EQM.

A CPG recomenda que os Exames de Qualificação sejam realizados integralmente à distância mesmo com o retorno às atividades presenciais. Caso haja necessidade de utilizar alguma sala do IC para que o aluno possa apresentar o EQM (uso apenas do aluno) a secretaria de pós deve ser consultada com antecedência.

Por serem atividades de avaliação de natureza acadêmica, o acesso a Exames de Qualificação, durante a apresentação e a arguição, é restrito a membros da comunidade acadêmica do Instituto de Computação e à Comissão Examinadora

Procedimento para Solicitação

1. Obter a aprovação no SIGA da Declaração de Ética.
    • Acesse o SIGA (Sistema de Gestão Acadêmica) e solicite. O pedido deverá ser aprovado pelo orientador e validado pela Secretaria. Somente após este procedimento, o sistema liberará o envio do pedido de EQM.
    • Acesse pelo caminho “Vida Acadêmica” -> “Visualizar dados de dissertações e teses”.
    • Em caso de dúvidas, consulte o Tutorial da DAC sobre o Fluxo do Comitê de Ética. (OBS: Esse tutorial está adaptado para a aprovação da declaração de ética na entrega de documentos da matrícula e mostra um caminho diferente de acesso, mas algumas telas podem ser úteis)
  2. Preencher os dados do EQM no SIGA:
    • Acesse o SIGA, entre em Vida acadêmica/Histórico Escolar > Dissertação/Teses e preencha as informações solicitadas.
    • Em caso de dúvidas, consulte o Tutorial Fluxo de Dissertações e Teses
    • No campo Tipo de Exame, escolha a opção Área de Concentração.
    • Para reservar uma sala para o Exame, o orientador poderá acessar diretamente o site https://reservas.ic.unicamp.br ou o aluno poderá verificar a disponibilidade no mesmo site e solicitar a reserva ao email reservas (arroba) ic.unicamp.br
  3. Preencher o Formulário de EQM:
    • Acesse o formulário aqui
  4. Encaminhamento do arquivo PDF do texto da proposta do EQM por email para os membros da Comissão Examinadora.
    • É responsabilidade do orientador (ou, a critério deste, do aluno) o envio por email do arquivo do texto da Qualificação aos membros da Comissão Examinadora já que o “upload” dela via SIGA é opcional.