Atualizado em 12/11/2019 – WBJ
O Exame de Qualificação Específico de Doutorado (EQE) tem a finalidade de avaliar a profundidade do conhecimento do aluno na área específica de seu subsequente trabalho de tese, o conteúdo de seu projeto de tese e a viabilidade de seu cronograma, assim como orientar o aluno quanto à etapa final de seu curso de doutorado.
Todo aluno de doutorado deverá tomar o Exame de Qualificação Específico de Doutorado até o final do primeiro mês do seu quinto semestre no curso. Os períodos são definidos no calendário de pós-graduação do IC. Entre a solicitação no SIGA e a realização do Exame deve haver um intervalo mínimo de 21 dias.
Composição da Comissão Examinadora
De acordo com a Resolução Interna CPG/IC 004/2019 a Comissão Examinadora de Exame de Qualificação Específico de Doutorado (EQE), designada pela CPG/IC, mediante indicações de membros sugeridas pelo orientador, será constituída por pelo menos três doutores, sendo um ou mais deles externos ao Programa de Pós-Graduação (PPG) do IC. O orientador deve indicar qual dos membros presidirá a Comissão. Nem o orientador nem eventuais coorientadores podem fazer parte da Comissão Examinadora.
A CPG recomenda fortemente que o orientador indique pelo menos dois membros suplentes: um que seja credenciado no Programa de Pós-Graduação do IC e outro que seja externo a ele.
Sugestão para Composição da Comissão Examinadora:
Presidente | Doutor credenciado no PPG do IC |
Membro Interno | Doutor credenciado no PPG do IC |
Membro Externo | Doutor não credenciado no PPG do IC |
Suplente Interno | Doutor credenciado no PPG do IC |
Suplente Externo | Doutor não credenciado no PPG do IC |
A CPG não custeará a vinda de nenhum membro externo para participação em Comissões Avaliadoras de EQE. Casos excepcionais devem ser consultados previamente à CPG.
Por serem atividades de avaliação de natureza acadêmica, o acesso a Exames de Qualificação, durante a apresentação e a arguição, é restrito a membros da comunidade acadêmica do Instituto de Computação e à Comissão Examinadora
Procedimento para Solicitação
- Obter a aprovação no SIGA da Declaração de Ética.
- Acesse o SIGA (Sistema de Gestão Acadêmica) e solicite. O pedido deverá ser aprovado pelo orientador e validado pela Secretaria. Somente após este procedimento, o sistema liberará o envio do pedido de EQE.
- Em caso de dúvidas, consulte o Tutorial da DAC sobre o Fluxo do Comitê de Ética.
- Preencher o Formulário de Análise de Conflito de Interesse
- Preencha o Formulário de Análise de Conflito de Interesse
- Ao submeter o formulário, você receberá por email um PDF com as respostas informadas. Este arquivo deverá ser impresso, assinado por você e seu/sua orientador(a) e entregue à Secretaria de Pós-Graduação (as assinaturas poderão ser digitalizadas se desejar)
- Preencher os dados do Exame no SIGA:
- Acesse o SIGA, entre em Vida acadêmica/Histórico Escolar > Dissertação/Teses e preencha as informações solicitadas.
- Em caso de dúvidas, consulte o Tutorial Fluxo de Dissertações e Teses.
- No campo Tipo de Exame, escolha a opção Área de Concentração.
- Para reservar uma sala para o Exame, o orientador poderá acessar diretamente o site https://reservas.ic.unicamp.br/ ou o aluno poderá verificar a disponibilidade no mesmo site e solicitar a reserva ao email reservas (arroba) ic.unicamp.br
- Preencher o Formulário de EQE:
- Acesse o formulário aqui.
- Encaminhamento do arquivo PDF do texto da proposta do EQE por email para os membros da Comissão Examinadora.
- É responsabilidade do orientador (ou, a critério deste, do aluno) o envio por email do arquivo do texto da Qualificação aos membros da Comissão Examinadora já que o “upload” dela via SIGA é opcional.